sexta-feira, 4 de abril de 2014

AULA 4 - 01/04/2014


Projeto livro de artista individual – Técnicas de encadernação.
Imagens extraídas do diário de bordo de Débora Rayel Eva


"São 3 estudos em aquarela, feitos no dia 31/03/14, na Marquise do Ibirapuera."
"Minha intenção aqui era olhar e pensar um pouco sobre o recorte que gostaria de trazer da relação que pode existir entre o estrutural e o sensorial / do geral ao particular /  na cidade de São Paulo."
"Meu interesse continua sendo os padrões que a cidade oferece, das estruturas, dos módulos, feitos de concreto, pedra, cimento. Das linhas 
destas estruturas inertes feitas pelo homem, projetadas, que criam cenas e ritmos inusitados, em justaposição às linhas sinuosas e em movimento, incertas e não tão programadas, difusas, que aparecem pelos elementos naturais do verde, do céu, do ar. E como ambas se entrecortam. Selecionei imagens sem a presença humana. Foco na estrutura e desfoco nos elementos naturais."
"Outros pontos de interesse:
• seriação
• ortogonalidade
• linhas
• marcas do tempo no espaço
• paleta de cores baixas, "sujas", e nas misturas destes tons fechados; da sujeira e do precário da cidade."


Conteúdos:
1.    Apresentação e discussão dos diários de bordo, coleta de cores, e andamento dos projetos de livros de artista individuais.
2.    Experiências práticas em de técnicas de encadernação.
a.    Livro sanfona - Corte com tesourão das partes a partir de folha gráfica (miolo e papelão de revestimento).
b.     Emenda para aumento de livro sanfona.
3.    Discussão de texto: MACLUHAN, Marshall. O meio é a mensagem. In: Os meios de comunicação como expressões do homem: (understanding media). São Paulo: Cultrix, 2011.
4.    Indicação das tarefas para casa.

Tarefas para a próxima aula:
1.    Leitura sugerida para próxima aula:
ARCHER, Michael. Prefácio. In: Arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p.IX-XI.
ARCHER, Michael. Conclusão. In: Arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p.235-237.
2.    Pesquisa e coleta: continuação da pesquisa e referencias de texturas da cidade de São Paulo.
3.    Continuação do desenvolvimento do projeto/obra individual LIVRO de ARTISTA.
4.    Trazer material para desenvolvimento do projeto: tecidos e papéis para revestimento das capas e miolo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário