terça-feira, 1 de abril de 2014

AULA 1 - 11/03/2014


Introdução – Apresentação – Estrutura das aulas - Bases da encadernação.


Conteúdos:
1.    Apresentação do curso: Conteúdos, atividades, cronograma, avaliação e bibliografia.
2.    Apresentação dos alunos e expectativas.
3.    Diário de bordo. Sua importância no processo criativo.
4.    Introdução à técnica de encadernação.
a.    Apresentação das ferramentas básicas
b.    Papéis
c.     Revestimentos – Cores e materiais
d.    Modelos de encadernação
5.    Exercício de criação: dobra do papel x orientação da fibra. Livro sanfona.
6.    Produção de obras: Elaboração de ensaio de livro de artista individual.
7.    Indicação das tarefas para casa.

Tarefas:
1.    Refletir sobre as seguintes questões e escrever as respostas sob forma de frases em postits: O que é arte? O que é livro de artista? O que caracteriza a arte contemporânea?
2.    Refletir sobre projeto individual Livro de Artista.
3.    Leitura sugerida para próxima aula (18/03):
GILOT, Françoise. Esculpindo em pura cor. In: Matisse e Picasso. São Paulo: Siciliano, 1992, p.77-90.
4.    Pesquisa e coleta: Referencias de cor relacionadas com o tema e recorte escolhido.
5.    Elaboração de novos protótipos de livros sanfonas.
6.    Leitura sugerida para a aula 13 (27/05):
CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o milênio: lições americanas. São Paulo: Cia das Letras, 2005.
FREIRE, Cristina. Arte conceitual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.
RILKE, Rainer Maria. Cartas a um jovem poeta e A canção de amor e de morte do porta-estandarte Cristóvão Rilke. São Paulo: Editora Globo, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário