Introdução – Apresentação – Estrutura das aulas -
Bases da encadernação.
Conteúdos:
1.
Apresentação do curso: Conteúdos, atividades,
cronograma, avaliação e bibliografia.
2.
Apresentação dos alunos e expectativas.
3.
Diário de bordo. Sua importância no processo
criativo.
4.
Introdução à técnica de encadernação.
a.
Apresentação das ferramentas básicas
b.
Papéis
c.
Revestimentos – Cores e materiais
d.
Modelos de encadernação
5.
Exercício de
criação: dobra do papel x orientação da fibra. Livro sanfona.
6.
Produção de
obras: Elaboração de ensaio de livro de artista individual.
7.
Indicação das
tarefas para casa.
Tarefas:
1.
Refletir sobre
as seguintes questões e escrever as respostas sob forma de frases em postits: O
que é arte? O que é livro de artista? O que caracteriza a arte contemporânea?
2.
Refletir sobre
projeto individual Livro de Artista.
3.
Leitura sugerida
para próxima aula (18/03):
GILOT, Françoise. Esculpindo em
pura cor. In: Matisse e Picasso. São
Paulo: Siciliano, 1992, p.77-90.
4.
Pesquisa e
coleta: Referencias de cor relacionadas com o tema e recorte
escolhido.
5.
Elaboração de
novos protótipos de livros sanfonas.
6.
Leitura sugerida para a aula 13 (27/05):
CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o milênio: lições
americanas. São Paulo: Cia das Letras, 2005.
FREIRE, Cristina. Arte
conceitual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006.
RILKE, Rainer Maria. Cartas a um jovem poeta e A canção de amor e
de morte do porta-estandarte Cristóvão Rilke. São Paulo: Editora Globo,
2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário